sábado, novembro 11, 2006

O espelho de Nietszche

Compaixão é para boi dormir. É para gado a caminho do matadouro. Nenhum humano merece isto. Quando esta espécie de sentimento aflora, é por que algo já foi destruído, é por algo já está morto.A compaixão é emoção terminal.È produto de um envenenamento cultural-místico..De uma construção dada como absoluta e natural..Sentir compaixão é ser cúmplice do que há de mais perverso: o aniquilamento da vitalidade.
Os consolos que habitam o imaginário de qualquer espécie de desvalidos, ou nem tanto, são os agentes primevos de redução. De triturização do vital.Vide deus, o além, a salvação e toda esta bugiganga que alimenta e afaga a mortificação.Primeiro dissecar, depois compadecer:esta é a lógica que lastreou a estética da vitimose... ,vitimose tem outro nome: fisiologia do enfraquecimento
Ao nominar de rebanho, aquela malta, Nietszche foi complacente. A coisa é pior: os rebanhos são inofensivos, os zumbis não! Alucinados com a droga da fé, delirantes com a doença irremediável do transcendente matam a si (vagarosamente) e em nome de... (rá!) impiedosamente.... Olha! Nem gado merece isto: O destilar amargo que toda teologia fabrica! Esta corrosão finalizada em compassio. Em com phátos! (com “doença”)
Está na origem da palavra síntese desta com-sagrada religião, o gen esclarecedor de sua finalidade.
Pode parecer uma inversão de um valor tão, digamos, santificado. Ou quase! Mas esta coisa de filosofia não é mais ou menos assim? : um verte, outro inverte, alguns pervertem... Poucos acrescentam! E nestas inversões e reversões, através do tempo, acabam dando a sensação que a razão sabe mesmo, é jogar ping-pong...
Por isto, Nietszche fez sua arqueologia da civilização cristiana, batendo em tudo que sufoca o instinto. Martelando não só em valorações de todas tonalidades, mas, principalmente, nesta espécie de razão. Ele, com sua epistemologia radical da racionalidade, desmascarou esta fraude bem sucedida chamada lógica. Engenhando assim, um espelho que não rebate o seu inverso, a idéia oposta, mas subtrai da imagem, o que necessariamente ela é: ilusão!

P.S.
Platão! te pego na esquina da eternidade!

txt bubi alles

3 comentários:

Anônimo disse...

Caramba Bubi!!! Como vc escreve!!! Parabéns!!!!!!bjs

Anônimo disse...

"Com certeza" por isso te adoro.

Anônimo disse...

Aiii Z... que texto hem?!!! Platão q se cuide!!! rsrs

Cheiro